A Secretaria de Educação de Penha já está focada na adequação do seu Plano Municipal de Educação para a próxima década, documento que contemplará os anos de 2014 a 2024 e atenderá metas do Ministério da Educação (MEC), segundo informa o secretário de Educação local, Misael Cordeiro.
Nesta segunda-feira, 24 de março, os professores Nelson Fortunato Inácio (coordenador de projetos), Sirlene Maria de Souza e Sandra Tavares (ambas coordenadoras educacionais de Ensino Fundamental) da Secretaria Municipal da Educação, participaram de reunião sobre o plano em Itajaí, na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-açu (AMFRI), com os demais municípios da microrregião.
Na reunião, técnicos da AMFRI e também da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) deram detalhes sobre as ações iniciais para a adequação deste plano, e elucidaram dúvidas dos representantes das Secretarias de Educação presentes. “Na verdade, Penha já conta com seu plano local, mas terá de efetuar eventuais adequações”, esclarece Nelson.
De acordo com o coordenador, Penha vai atualizar seu plano local com base nas diretrizes e metas do MEC, mas já é possível mapear alguns pontos a serem revisados ou atualizados no Município, como a atualização das metas da Educação Integral, o atendimento à lei de obrigatoriedade do ensino entre 4 a 16 anos (Educação Básica) e a construção de novas salas de aula.
“Mas tudo isso ainda é inicial; o planejamento será muito mais completo”, assegura Nelson. Na AMFRI, o secretário Misael Cordeiro integra o colegiado dos secretários municipais de educação, e em 2013, iniciou em grupo o debate sobre temas como as formações continuadas para todas as modalidades de ensino e etapas da educação básica, o regime jurídico das secretarias de Educação e o acompanhamento das atividades do Grupo de Trabalho de Educação Especial e do Grupo de Trabalho de Ensino Religioso.
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que vem orientando os planos dos municípios, atua na Educação em geral, em temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão e políticas públicas sociais.
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